sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESTILO PROVENÇAL

A decoração estilo provençal ou como é conhecido internacionalmente French Country Style, surgiu na região da Provença, na França. É caracterizado pela elegância, delicadeza e pela mistura dos móveis clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos. Geralmente nesse tipo de decoração predominam cores neutras, claras e suaves, como o branco, rosa, azul e o verde.
Esse estilo de decoração nos remete à vida rural antiga dos franceses com suas casas de campo. Naquele tempo costumava-se ter mais de uma casa, uma para cada estação do ano, mas só um mobiliário. Com isso, necessitavam carregar de uma casa para outra, o que tornava os móveis desgastados e com a aparência envelhecida e arranhada. Com o tempo, as classes menos favorecidas começaram a imitar essas pinturas como se fosse um estilo, o que acabou se tornando moda.

É um estilo que veio como uma forma de imitação do mobiliário da realeza que eram dotados de acabamentos luxuosos. O uso da pátina, do estêncil para reprodução em série de motivos, combinados com tecidos de algodão, em geral com estampas miúdas, caracterizam este estilo. Este estilo ainda é muito encontrado na decoração de casas, com adaptação para nossos dias atuais.

O estilo provençal não conta apenas com móveis envelhecidos, mas também paredes desgastadas ou de pedra, móveis pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e estampados e outros detalhes como taças de cristal ou até mesmo de vidro rústico daqueles mais pesados. Veja as fotos a seguir e conheça um pouco mais da decoração estilo Provençal:



O Estilo Provençal cai muito bem em casas de praia por serem móveis pintados de branco, com cantos e quinas desgastadas (Pátina Provençal) e por utilizar as cores branco, azul e/ou verde que lembra o mar.

É muito comum vermos pessoas comprando uma casa na praia, renovarem a decoração da residência fixa e mobiliarem a casa da praia com os móveis usados ou doados de amigos e parentes. Conclusão: a casa da praia terá uma decoração impessoal, montada com as “sobras”, vários estilos, várias cores de madeira, etc.


Tenho a solução para reverter isto. Decoração Estilo Provençal. Faz-se pátina provençal nos móveis, troca-se alguns tecidos, acrescenta-se colchas em patchwork de tecidos claros e estampas miúdas e outros artifícios que dependerão do contexto geral dos móveis em questão. O custo ficará baixo e o resultado maravilhoso.

Outra dica, é comprar móveis usados das muitas lojas de móveis usados que se encontram em todas as cidades. Conserta-se o que for necessário e........ Pátina Provençal neles!!


Vejam algumas fotos de trabalhos meus feitos com móveis usados dos  clientes bem como móveis comprados em Casas de Móveis Usados para casas de praia.
















Casa de praia  com móveis usados diversos.




Ambiente Clean com uma rusticidade leve e delicada como é a característica deste estilo.





           


Este é um exemplo de utilização da pátina provençal com cores nada convencionais  para uma decoração deste estilo.

Em se tratando de casa de praia, as cores vibrantes deixam a decoração mais  despojada.
 


Detalhes que complementam a decoração usando-se a mesma liguagem. 


     



        

                              

Se este for seu estilo, curta-o e inspire-se para renovar sua decoração ou dar personalidade a sua casa de praia ou campo se for o caso de terem sido mobiliadas com “aqueles” móveis reaproveitados.........

Abraços a todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário