domingo, 3 de abril de 2011

Horta de Temperos Frescos ao alcance das mãos


Que tal ter uma horta de temperos fresquinhos sempre ao alcance de suas mãos?
Se você mora num apartamento, poderá utilizar um vaso para cada tipo de tempero, todos iguais e de tamanho médio. Não opte pelos pequenos pois, por não terem muita terra, não se desenvolverão bem. Você poderá dispor os vasos um ao lado do outro ou agrupados, além de úteis irão dar vida ao local. Escolha um local iluminado, próximo a janela da área de serviço ou sacada. Na sacada você poderá colocá-los no chão ou sobre um aparador mineiro, ou de ferro ou mesmo cromado se sua decoração for bem moderna.


Uma ótima dica é a sugestão da foto ao lado. 




Partindo do princípio que as plantinhas necessitam de bastante terra para se desenvolverem bem, outra dica é utilizar jardineiras.


Veja a sugestão da foto.


Nelas você poderá plantar:
Jardineira 1 – Metade de cebolinha – metade endro
Cebolinha
    

Endro

Endro


Jardineira 2 – metade hortelã – metade orégano  
 
Hortelã


Hortelã
 
Orégano

    
Orégano

Jardineira 3 – 1/3 manjericão – 1/3 alecrim / 1/3 tomilho (estes 3 temperos poderiam ser plantados em vasos médios sozinhos pois, por serem plantas que se desenvolvem bastante, necessitam de maior espaço).

Alecrim

Manjericão

Tomilho

 
É importante salientar que muito provavelmente, a cada 6 meses, haverá necessidade de renovar a horta ou repor parte dela, em especial a cebolinha e o hortelã.
O alecrim e o manjericão, se você esperar a suas mudas estarem bem grandinhas para começar a utilizar, elas irão se transformar em pequenos arbustos que te fornecerá tempero por muito tempo. Isto vale também para o tomilho apesar de não ser um arbusto.
Para o plantio, coloque uma camada de argila expandida no fundo dos vasos ou jardineiras para drenagem. Sobre ela terra adubada e húmus de minhoca para ter a terra sempre fofinha.
Regue   todos os dias e, duas vezes por semana, regue com o adubo caseiro super fácil e econômico que vou ensinar neste blog.
Cuidado com a Dengue! Se a água não puder escorrer normalmente e tiver que utilizar pratinhos, não se esqueça de colocar areia neles.
Divirtam-se!





Nenhum comentário:

Postar um comentário