domingo, 3 de abril de 2011

Tendência de Cor 2011 - Magenta

A cada ano uma nova cor ganha destaque na Decoração. Para o ano de 2011 a cor Magenta vem com tudo, tomando lugar da cor Azul – Turquesa (cian) de 2010. O foco é transmitir novas e opostas sensações daquelas que já foram sentidas. A cor quente entra no lugar da cor fria, trazendo novas inspirações.

A cor magenta, diferente do que nos ensinaram nas aulas de educação artística, é uma das cores primárias, que junto com o cian (azul) e amarelo formam todas as outras cores.
                                 Círculo cromático
O interessante de relacionar a cor magenta com as demais cores do círculo cromático é perceber que a cor tendência do ano sempre vem acompanhada por outras cores, e que neste caso – tendência deste ano –, a cor magenta também está ligada com a cor azul - tendência do ano passado.

A Cor Magenta em harmonia com outras Cores
Vamos as diferentes combinações onde o círculo cromático é fundamental no hora de escolher as cores.
Aprenda a usá-lo, você verá pelos resultados dos ambientes prontos como ele é nosso amigo.

Tom sobre Tom
A combinação mais comum e de certa forma mais fácil é de tons sobre tons, que é a harmonia de diferentes tonalidades da mesma cor.


         Ambiente de cor neutra com toque de tons de magenta



Combinação de Contraste Simples
A cor oposta ao magenta = verde. Esta combinação é bastante ousada, e para que o ambiente não fique exagerado e poluído, o ideal é escolher um ou dois objetos da cor oposta.



Neste exemplo o ambiente é predominantemente de cores neutras, onde dois objetos que podem ser substituídos facilmente têm o papel de dar vida à decoração. Se o ambiente não comportar uma planta, tente uma ou duas almofadas ou mesmo um objeto grande de destaque na cor oposta.

Tríade com Cores Primárias
A meu ver esta é uma das combinações mais interessantes, pois apresenta uma relação com a cor tendência eleita em 2010 (cian) e mais o uso de uma nova cor (amarelo) ao lado do magenta.



Este ambiente não possui as três cores principais – faltou o toque de azul – contudo esta imagem é bastante válida para perceber que é possível compor um ambiente sofisticado com cores que aparentemente são difíceis de combinarem entre si. Conseguem visualizar como um elemento na cor azul poderia complementar este ambiente!? Não é difícil de imaginar, o cinza e preto receberão com agrado um toque de azul numas almofadas? Ou um painel azul cian do lado esquerdo lá no fundo? Seja como for, tenho certeza que conseguirá visualizar que o azul neste ambiente o deixará muito chique.

Tétrade – com a cor Magenta
Para muitos esta combinação parece impossível pelo grau de dificuldade que ela apresenta. Seria um desafio para o leigo. Ela apresenta quatro cores opostas, magenta e verde; azul e laranja. Com certeza sairá um ambiente marcante e cheio de personalidade. Mas vale lembrar que estas cores não precisam e nem devem estar por todo o ambiente. Pequenos objetos distribuídos em frente a uma parede magenta dão um efeito divertido e descontraído. Esta combinação não agrada a todos por ser uma opção que seria considerada “cansativa”, ou seja, em pouco tempo desejará fazer alterações. Por este motivo é interessante utilizar objetos das cores do tétrade que facilmente poderão ser substituídos passando para o Triade ou Tom sobre Tom. O magenta seria a cor permanente


.

Acorde Duplo Complementar
Nesta combinação temos duas cores primárias e suas cores opostas. As cores são mais contrastantes comparadas à combinação tétrade. Percebam como o deslocamento de apenas uma casa da roda de cores altera completamente a intensidade da combinação. Agora ficou mais difícil de achar um ambiente com esta combinação.

Estes exemplos não apresentam a cor magenta como principal, mas exemplificam como podem ser feitas essas composições com resultado agradável.  A grande dica é saber escolher as tonalidades, para que o ambiente fique alegre e gostoso de olhar.

Com estas dicas de como utilizar a cor magenta de forma criativa e profissional, certamente ajudará na hora de renovar a sua decoração, ficando mais fácil acompanhar a tendência de 2011.
Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário